Páginas

4 de janeiro de 2012

Tatuagem: dicas e dúvidas.

Meu primeiro post de 2012 é meio polêmico - pelo menos pra mim. A tatuagem já é um "acessório" que domina o corpo de bilhares de pessoas no mundo, mas ainda existem aqueles que não gostam - hey, mãe.


  • "Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo doEspirito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus."


A dica mais importante é: Cuidado com o que você tatua.
Não é uma boa ideia tatuar nome de namorados ou coisas banais, pois elas iram ficar com você pra sempre. Existe até a chance de remoção, mas é um processo lento e caro. Então, antes de fazer uma tatuagem, pergunte a si mesmo: - É isso que eu realmente quero? 


  • "O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra"tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente."



Se sim, outra dica é: Procure um especialista. 
Costumo pensar que fazer uma tatuagem é parecido com fazer uma cirurgia: Se você a fizer com um médico que não é confiável, que será numa sala mal higienizada e que não conta com todas as coisas necessárias as chances de que sua cirurgia dê errado é de até 99%.
Não confie nessa coisa de sorte. É o seu corpo, cuide dele.


  • "Lavagem: Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia."


O que você vai tatuar?
Honestamente, eu acho que essa decisão tem que ser tomada depois de pensar muito, muito mesmo. Afinal, aquilo vai ficar no seu corpo pra sempre, oi?! Tem gente que prefere ser discreto, enquanto tem gente que prefere tatuar um livro ou um quadro no corpo. Exitem desenhos pra todos os gostos e de todos os preços.
Eu achei um site muito bom pra quem quer inspiração para fazer uma tattoo: o Tattologist.


































"Let it be" (Deixe estar, em português). Essa é a minha preferida. 
Vai doer? 
  • "Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar efetuar uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo!"
Lugares que doem menos: Omoplatas, braços, barriga da perna e exterior das coxas.
Lugares que doem mais: Interior das coxas, tornozelos, pés, mãos, Esterno, Costelas, peito, zona inferior das costas, espinha dorsal, cabeça, qualquer zona do rosto, pescoço, por trás das orelhas e axilas.  

Consequências 
Como eu já havia dito, antes de fazer uma tatuagem você tem que pensar muito, muito mesmo. É preciso ter em mente que você poderá ser discriminado e até mesmo, se a tatuagem for grande e chamativa, poderá perder até chance de ser empregado. É que em cargos mais sérios, tatuagens, às vezes, não são muito bem vistas (digo porque já vi isso acontecer uma vez). Quando for fazer uma tatuagem é preciso pensar não só no seu presente, mas também no seu futuro. É bom lembrar também que se você for menor de idade só pode fazer com a permissão dos seus pais. 

Minha opinião
Eu não tenho coragem pra fazer uma tatuagem. Eu até acho bonito. Mas não aguento, juro. Se até pra tirar sangue, eu choro, imagine fazer uma tatuagem? Eu também não tenho nada de especial pra colocar no meu corpo e sigo os conselhos da minha mãe que não gostaria que eu tivesse. Tatuagem está na moda e mesmo sendo apaixonada por moda não estou disposta a passar por cima das minhas convicções por isso. Se você for fazer, tenha a certeza que não esteja sendo influenciado por outras pessoas. Essa é uma daquelas escolhas que afetam sua vida 100%, então não seja "Maria vai com as outras" e mostre que você tem personalidade. Eu até posso fazer uma tatuagem algum dia e quando eu fizer será por escolha só minha e não por seguir as ideologias de outras pessoas. 

- Xo, Gabriela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário